Aconteceu ontem (19) em Pesqueira, a terceira sessão do Sínodo Diocesano, como parte da caminhada da diocese na preparação para os seus 100 anos em 2018. Cerca de 150 delegados das paróquias se fizeram presentes ao auditório Santa Terezinha, no Centro Pastoral São João Paulo II, para aprofundar o tema da Palavra de Deus como fonte de animação da vida e da pastoral da Igreja.

dsc04691

Após a oração inicial centrada no evangelho de Lucas 4, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, dirigiu sua palavra inicial de acolhida a todos, expressando o seu contentamento por mais uma sessão sinodal. Em sua fala, o bispo expressou o desejo de ver uma diocese quase centenária que leve em conta a Palavra de Deus como norteadora e inspiradora de suas ações pastorais, na consciência missionária que levará a todos a fazer da Palavra seu ponto de partida e de chegada.

dsc04684

dsc04695

dsc04686

O Pe. Luiz Sartorelli (foto), da Arquidiocese de Fortaleza (CE) ajudou aos presentes a refletir sobre o tema. Durante sua exposição, o assessor contextualizou alguns elementos ligados à Sagrada Escritura, valorizando as experiências já existentes na diocese e motivando a todos a seguirem em frente com a convicção muito clara da importância da Palavra de Deus na caminhada.

dsc04731

dsc04729

Em grupos de estudos, os delegados sinodais se organizaram para apresentar ao final propostas concretas de como dinamizar a vivência bíblica nas paróquias, comunidades, pastorais e movimentos. Na parte da tarde, foram apresentadas as conclusões.

A Sessão foi encerrada com encaminhamentos para a quarta sessão que acontecerá em julho de 2017, abordando a temática: “Igreja: comunidade de comunidades”.

PasCom Diocesana