O Conselho Missionário Diocesano – COMIDI – e a Comissão Diocesana para Animação Missionária começam a fazer os ajustes de programação e divulgação do Encontro Missionário Diocesano. Neste último final de semana (29, 30 e 31/08), após visitas às Comunidades quilombolas de Alverne (Alagoinha), Serra da Cruz (Pesqueira) e às Aldeias indígenas Xucurus Caetano e Pé de Serra (Cimbres), os missionários da Escola Diocesana Vida e Missão reuniram-se para direcionar os trabalhos em preparação do  Encontro, este ano realizado pela quarta vez. Será no próximo dia 28, no Colégio Santa Dorotéia, a partir das 8h. Missionários de todas as paróquias da Diocese marcarão presença. Este ano, em comunhão com a Campanha Missionária das POM, o evento terá como tema: “Missão para libertar”, e como lema: “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4,18) retomando a reflexão da CF 2014.

Ainda dentro d programação haverá oficinas de trabalho com os seguintes temas: IAM (Infância e Adolescência Missionária), JM (Juventude Missionária), Leitura Orante da Palavra, Comunicação e Missão, Missão e Pastorais Sociais e Dimensão Missionária do Dízimo.  Além de momentos de partilha, animação e formação, haverá a Santa Missa e a benção de envio, concluindo o encontro.

Na logística do evento estão sendo colocadas à disposição camisetas para os participantes, conforme modelos abaixo.

congresso A congresso AZ congresso BR congresso VERD

Os pedidos podem ser encaminhados ao Secretariado Diocesano de Pastoral ([email protected] ou (87) 3835-1069)

Mês missionário: tráfico humano e Coleta do Dia Mundial das Missões

“O mês de outubro é, para a Igreja Católica em todo o mundo, o período no qual são intensificadas as iniciativas de informação, formação, animação e cooperação em prol da Missão universal. O objetivo é despertar a consciência, a vida e as vocações missionárias, bem como realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro (este ano dias 18 e 19). As ofertas são utilizadas para sustentar atividades de promoção humana e evangelização em todo o mundo. Todas as famílias e comunidades são convidadas a viverem com maior intensidade o Mês das Missões. Com isso, a nossa Igreja no Brasil se fortalece e se abre com maior generosidade para a Missão Universal além-fronteiras, conforme o apelo do papa Francisco, “não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário!” (EG 80).” (Equipe das POM)