Com missa presidida por Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, e concelebrada pelo Pe. Eduardo Valença, Vigário Geral, Pe. Allan Sobral, administrador paroquial de Jataúba e Pe. Danilo da Diocese de Garanhuns,  além de todos os seminaristas diocesanos, representantes do Movimento Serra, membros das OVS Paroquiais e grande número de fieis, foram iniciadas as atividades de formação do Seminário Propedêutico São José, no último domingo, 25, às 10 horas.

Na ocasião, Dom José Luiz confirmou o nome do Pe. Cleiton Barros como novo reitor da casa em cerimônia oficial.

Pe. Cleiton Barros, novo reitor

Pe. Cleiton Barros, transferido da Paróquia São José, no Brejo da Madre de Deus, onde assumia a função de vigário paroquial, também coordena a Dimensão Bíblico-Catequética em nível diocesano.

Rivanilson, Geneci e Igor, os novos candidatos

O Seminário São José acolhe este ano três candidatos ao sacerdócio: Igor e Geneci, oriundos da Paróquia N. Sra. do Bom Conselho (Belo Jardim) e Rivanilson, da Paróquia  São Pedro e São Paulo Apóstolos (Belo Jardim).

Dom José Luiz acolhe o reitor e novos seminaristas

Dom José Luiz acolhe o reitor e os novos candidatos

Conheça a história do nosso Seminário

Assim nos contam os anais históricos:

O Seminário São José foi inaugurado no dia 10 de Junho de 1947, às 10 horas, pelo Bispo Dom Adalberto Acciole Sobral trazendo à Cidade de Pesqueira grande alegria, essa expressada nas ruas ao som de bacamartes e banda de música. O engenheiro arquiteto que idealizou a planta do edifício foi o Pe. Dr. Hermano Halm.

Por volta das 6 horas e 30 minutos, foi celebrada a primeira Missa na Capela do Seminário, tendo em vista que a mesma foi realizada após a bênção litúrgica. Diante da multidão que na frente do edifício estava quando o Exmo. Sr. Bispo chegou, ouviu-se na cidade o toque dos sinos, as sirenes das fábricas, a queima de fogos e para abrilhantar o momento de júbilo viu-se cair do céu pétalas de rosas soltadas pelo avião “Pesqueira”. Na presença de todas as autoridades e dos ilustres cidadãos entre eles comerciantes e donos de fábricas e todo o clero, foi cortada a fita inaugural à entrada do edifício pelo Cônego Carlos Bacelar (Arquidiocese de São Luis do Maranhão) seguida da bênção e fixação do retrato do Bispo no salão nobre do mesmo.

Proferido os discursos, Dom Adalberto leu em Italiano e traduzindo o telegrama do Papa Pio XII congratulando-se com o Bispo, clero e seminaristas ficando assim solenemente inaugurado o Seminário Menor da Diocese de Pesqueira.

Confira mais imagens na galeria de fotos.

PasCom Diocesana