Realiza-se, neste domingo (06/8), a Primeira Jornada nacional da Juventude na Índia.

A Jornada se realizará, todos os anos, no primeiro domingo de agosto. Será um momento ideal para unir os jovens católicos do país, em nível diocesano, e uma oportunidade para darem testemunho do Evangelho.

O evento, instituído pela Comissão da Pastoral da Juventude da Conferência Episcopal Indiana, faz parte de um programa de Ação Pastoral para ajudar e acompanhar o crescimento espiritual dos jovens nas diversas dioceses. A Comissão iniciou um percurso bienal (2017/2018), de confronto e formação para os animadores diocesanos da Pastoral da Juventude.

O Bispo da diocese de Jalandhar, Presidente da Comissão Nacional para a Juventude na Conferência Episcopal Indiana, Dom Franco Mulakkal preparou e difundiu, no início de março, uma série de iniciativas diocesanas, entre as quais a instituição da Jornada anual dedicada exclusivamente aos jovens.
Além do mais, foi instituído, em cada diocese, o Movimento Juvenil Católico, que fará referência ao Bispo local e à Comissão da Conferência Episcopal.

Entre os diversos eventos programados, os jovens indianos têm a possibilidade de participar do Sétimo Dia da Juventude Asiática (Asia Youth Day), que se realiza, em Jakarta, na Indonésia, de 30 de julho a 9 de agosto de 2017.
O tema escolhido para o evento, que conta com a participação de mais de três mil jovens católicos da Indonésia e de outros 29 países asiáticos, é: “Juventude asiática em festa: viver o Evangelho na Ásia multicultural”.

O objetivo é incentivar e acompanhar os jovens asiáticos a viver e promover uma “cultura de solidariedade e de encontro nas sociedades multiculturais e multi-religiosas da Ásia”. (MT/Fides)