Dentro das comemorações alusivas aos 100 anos da Diocese de Pesqueira, a Prefeitura Municipal quis deixar na praça Dom José Lopes (praça da Catedral), uma placa comemorativa à data. Em cerimônia após a Santa Missa das 10 horas, na presença da Sra. Prefeita Maria José e seu secretariado, de sacerdotes e demais convidados, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, recebeu, em nome de todos os diocesanos as devidas homenagens e, junto com a prefeita descerrou a placa que fica ao lado da estátua de Dom José de Oliveira Lopes, primeiro bispo diocesano.

Em seu discurso, a Prefeita Maria José, depois de saudar oficialmente aos presentes, agradeceu a Deus o fato de ser a prefeita dos 100 anos da Diocese. “Deus abençoe a todos os que me deram este presente de estar como gestora do município neste tempo. A história da Diocese está inconfundivelmente ligada à história de Pesqueira. Diante desta placa comemorativa, temos muitos motivos para agradecer à Igreja católica e à nossa diocese que desempenha importante papel na nossa sociedade. Que esta placa ajude o povo de Deus a relembrar, contemplar e aplaudir a sua própria história”, ressaltou a prefeita.

Dom José Luiz, em suas palavras, disse: “Ninguém faz um centenário sozinho. A partir de hoje nós vamos continuar escrevendo a nossa história. Quanta responsabilidade está em nossas mãos! Que possamos pedir a Deus força e coragem para continuarmos escrevendo essa história”.

Após a cerimônia, houve o corte de um bolo na praça e confraternização dos presentes.