A Diocese de Pesqueira, através de dua Coordenação de Pastoral, após a realização do seu 1º Sínodo Diocesano, está encaminhando aos párocos e vigários paroquiais o Plano Diocesano de Pastoral, com base as conclusões do Sínodo. Trata-se do primeiro Plano da nova Igreja Centenária. Segundo Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, o objetivo primeiro do Plano é motivar e orientar as paróquias e comunidades a “perder o medo dos novos ventos e içar das velas da sinodalidade.”

Mais do que simples papéis e projetos, o novo Plano de Pastoral pedirá a “participação dinâmica e responsável de padres e leigos, religiosos e religiosas na vida e missão de nossa Igreja Diocesana, construindo e reconstruindo, a cada dia, a comunhão fraterna pela gratuidade”, conclui o Bispo na motivação ao seu clero diocesano.