Acontece neste sábado (11), em Pesqueira, a 5ª sessão do 1º Sínodo Diocesano. Aberto em 23 de maio de 2015, o Sínodo está sendo realizado em vista da celebração dos 100 anos da Diocese em agosto de 2018. A quarta sessão aconteceu no dia 7 de julho e teve como tema central  “Igreja: Comunidade de Comunidades”. A quinta e última sessão acontece durante todo o dia no Centro Pastoral São João Paulo II.

Saiba mais

O 1º Sínodo Diocesano de Pesqueira foi instalado no dia 23 de maio de 2015 e se estenderá até agosto de 2018, quando a Diocese 100 anos de missão e evangelização. No Ano jubilar será feita a promulgação dos textos e decretos conclusivos. Segundo Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, “o evento tem por objetivo favorecer uma visão sobre a realidade diocesana na qual estamos inseridos em vista de dar continuidade ao projeto de evangelização e missão”, a partir de um Igreja “Toda ela sinodal, discipular-missionária, Pobre e Servidora, a serviço do Reino de Deus”, crescendo na missão, a serviço dos pobres.

O Sínodo tem como tema: “Por uma Igreja Toda ela sinodal, discipular-missionária, Pobre e Servidora, a serviço do Reino de Deus” e como lema: “Diga a esta geração, avance! (Ex. 14,15).

O que é um Sínodo?

Com base no Direito Canônico, nos cânones 460 a 468, um Sínodo é definido como “a Assembleia dos sacerdotes e de outros fiéis escolhidos no seio da Igreja Particular, que prestem auxílio ao Bispo diocesano, para o bem de toda a comunidade diocesana.”