Pesqueira recebe delegados para a quarta sessão do Sínodo Diocesano

Durante todo o dia de ontem (8), Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, acolheu os delegados do Sínodo Diocesano em sua quarta sessão. Padres, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas provindos de todas as paróquias ocuparam o auditório Santa Terezinha, no Centro Pastoral São João Paulo II para os trabalhos da quarta sessão. O tema central foi “Igreja, comunidade de comunidades”.

Após a oração de abertura e a palavra oficial do Bispo diocesano, o tema foi abordado pelo diácono Glauco Filho, membro da equipe de coordenação do Sínodo. O foco principal da exposição do diácono teve como base a pergunta sobre a realidade das nossas estruturas paroquiais. O Documento da Conferência de Aparecida e outros da CNBB deram suporte ás reflexões.

Num segundo momento, grupos de estudos foram formados para se debruçarem mais detalhadamente sobre o tema em questão. Quatro pontos nortearam as discussões: Quem somos? (um dignóstico eclesial); Onde estamos? (a estrutura dos grupos e pastorais); Como mudar? (novos caminhos); Juntos somos mais? (reorganização eclesial).

Na parte da tarde, os grupos apresentaram suas conclusões, deixando-as por escrito para aprofundamento da Comissão Central e do Bispo diocesano. Ao final, foram dados os encaminhamentos para a 5ª e última sessão que acontecerá em novembro próximo e tratará da Igreja como promotora da vida e da justiça, um enfoque especial sobre a dimensão social.

Confira algumas imagens