Papa Francisco cria nova diocese no Brasil

Nesta quarta-feira, 25, o papa Francisco aprovou a reestruturação da Província Eclesiástica de Cuiabá (MT), suprimindo a diocese de Guiratinga, no mesmo estado, dividindo seu território entre as três circunscrições eclesiásticas de Rondonópolis, Barra do Garças e Paranatinga. O papa, também, erigiu canonicamente a diocese de Primavera do Leste – Paranatinga, modificando ainda, a denominação da diocese de Rondonópolis para Rondonópolis – Guiratinga.

Nomeação

Na ocasião, o papa Francisco nomeou dom Derek John Christopher Byrne, bispo da nova diocese de Primavera do Leste – Paranatinga, transferindo-o da então diocese de Guiratinga. A nova circunscrição eclesiástica de Primavera do Leste – Paranatinga é composta por 12 municípios, sendo eles Campinápolis, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Gaúcha do Norte, Jarudoré, Nova Brasilândia, Novo São Joaquim, Paranatinga, Planalto da Serra, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste. Dom Derek John é natural de Dublin (Irlanda), nascido em 1948. É membro da Sociedade de São Patrício para as Missões Estrangeiras (SPS), onde professou votos religiosos em 1º de outubro de 1969. Foi nomeado bispo pelo papa emérito Bento XVI em 24 de dezembro de 2008, sendo ordenado em 22 de março de 2009. Escolheu como lema episcopal “Alegrai-vos no Senhor”. Estava como bispo da diocese de Guiratinga desde 2009.