Outros Rota 300: iniciativas marcarão os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida

No dia 29 de julho, será realizado o encerramento do projeto Rota 300, iniciativa promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão para a Juventude, que visa celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul. Para coroar o encerramento, várias ações estão sendo coordenadas, uma delas é a Semana Missionária 2017, que será realizada nas dioceses banhadas pelo Rio Paraíba do Sul, entre os dias 22 e 28 de julho.

Cerca de 2.400 jovens se inscreveram para participar do evento. Segundo o presidente da Comissão, dom Vilson Basso, as vagas foram ofertadas para jovens de todo o Brasil. “As dioceses que acolhem os missionários ficaram responsáveis pelas despesas de alimentação e estadia. As demais despesas como a viagem e traslado a Aparecida ficaram por conta de cada missionário”, explicou o bispo.

Entre as dioceses que vão receber os missionários estão a de São José dos Campos (SP), Taubaté (SP), Mogi das Cruzes (SP), Lorena (SP), Valença (RJ), Nova Friburgo (RJ), Campos (RJ), Caratinga (MG), Juiz de Fora (MG) e Piraí-Volta Redonda (RJ). O assessor da Comissão, padre Antonio Ramos do Prado, explica que a motivação da escolha se deu exatamente pelas dioceses banharem o rio onde a santa foi encontrada. Ele garantiu ainda que, a Pastoral Juvenil, já fazia missões nessas dioceses e promovia formações para a juventude.

A programação da Semana é extensa e contará com palestras, rodas de conversa, além de atividades culturais. Padre Toninho informa que quem não conseguiu se inscrever e ainda deseja participar pode encaminhar um e-mail para a Comissão para a Juventude: [email protected]. Lá eles vão avaliar a condição de participação.

No dia 29 de julho, haverá ainda uma programação especial no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. Esta marcará o encerramento da Semana Missionária e também do projeto Rota 300. “Nestes três anos de atuação do projeto, que iniciou em 2014, nós nos baseamos em três eixos: missão, capacitação e acompanhamento. Creio que conseguimos alcançar todos”, finaliza.

Confira a programação da Semana Missionária e da conclusão do projeto Rota 300 no site dos Jovens Conectados: http://jovensconectados.org.br/.