Papa Francisco nomeia dom José Mário Scalon Angonese para a diocese vacante de Uruguaiana (RS)

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã dessa quarta-feira, 31 de maio, a decisão do papa Francisco em nomear para a vacante diocese de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, dom José Mário Scalon Angonese, transferindo-o da sede titular de “Giufi” e do ofício de auxiliar na arquidiocese de Curitiba.

Nascido em 1º de junho de 1960 no município de Unistalda (RS), dom José Mário Scalon cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Viamão, da arquidiocese de Porto Alegre. Obteve licenciatura em Filosofia, com especialização em Psicologia da Educação da Faculdade de Filosofia, em Canoas (RS). Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1989.

Nos anos de 1990 a 2002 foi assistente do Seminário Menor São José e promotor da Pastoral Vocacional, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. De 1991 a 1998 exerceu o posto de Diretor Espiritual e de 1999 a 2001 foi Reitor do Seminário Menor São José, além de pároco da Paróquia Santíssima Trindade em Nova Palma (RS). Desde 2011 era pároco da Paróquia da Ressurreição e Reitor do Seminário Maior Arquidiocesano São João Maria Vianney, em Santa Maria (RS).

Em fevereiro de 2013, dom José Mário foi nomeado bispo auxiliar de Curitiba, pelo papa Bento XVI. Seu lema episcopal é “Eis-me aqui, envia-me”, inspirado no profeta Isaías.