Papa Francisco abre Congresso dedicado à Família

Com o tema “A alegria do amor: o caminho das famílias em Roma à luz da Exortação Apostólica Amoris Laetitia”, teve início na quinta-feira, 16, o Congresso Eclesial da Diocese de Roma.

No discurso de abertura, na Basílica de São João de Latrão, o papa Francisco ressaltou o valor da família, lembrando a temática dos trabalhos do Congresso. “Cada um de nós teve uma experiência de família. Em alguns casos brota o rendimento de graças com maior facilidade que em outros, mas todos passamos por esta experiência”, disse.  A partir da passagem bíblica do livro do Êxodo (3,5): “Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa”, Francisco recordou o caminho percorrido pelos padres sinodais durante os Sínodos sobre a Família. “É a fé que nos impele a não cansarmos de buscar a presença de Deus nas mudanças da história”, pontuou.

Como segunda imagem bíblica Francisco tomou a do fariseu, quando rezava ao Senhor: “Ó Deus, eu te dou graças porque não sou como os outros homens, ladrões, injustos, adúlteros, e nem mesmo como este publicano (Lc 18,11).

O papa advertiu para a tentação da lógica separatista. “Cremos ganhar identidade e segurança toda vez que nos diferenciamos ou nos isolamos dos outros, especialmente daqueles que estão vivendo numa situação diferente”, acrescentou. Ao final recordou que é preciso “nas múltiplas realidades da família, descobrir a presença de Deus”.

CNBB com informações da Rádio Vaticano.