Francisco criará, em 2017, Dicastério para Desenvolvimento Humano Integral

O Papa Francisco anunciou ontem (12), no Vaticano, a criação do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.  Ao criar o novo Dicastério, disse o Papa: “Asseguro que a Igreja Católica acompanhará toda a tentativa de construir a paz inclusive através da não-violência ativa e criativa”.

O novo Dicastério será criado em 1º de janeiro de 2017, Dia Mundial da Paz. Este organismo ajudará a Igreja a promover a justiça, a paz e a salvaguarda da criação através da solicitude para com os migrantes, os necessitados, os doentes, os excluídos, as vítimas dos conflitos armados e das catástrofes naturais, os reclusos, os desempregados e as vítimas de toda e qualquer forma de escravidão e de tortura.

Segundo Francisco, em 2017, todos somos chamados, “através da oração e da ação, a tornar-nos pessoas que baniram dos seus corações, palavras e gestos a violência, e a construir comunidades não-violentas, que cuidem da casa comum. ‘Nada é impossível, se nos dirigimos a Deus na oração. Todos podem ser artesãos de paz!