Dom José Luiz recebe Visitador Franciscano em Pesqueira

O Visitador Franciscano Frei Fabiano Aguilar Satler, OFM, membro da província Franciscana de Santa Cruz esteve em Pesqueira para uma visita oficial à comunidade franciscana no convento onde residem os frades da Ordem. Em visita à Diocese, foi acolhido por Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR. Em conversa com o superior, o bispo apresentou a situação da realidade paroquial do convento e dos benefícios das atividades dos frades em nossa diocese, bem como os maiores desafios.

Na visita, o Superior Franciscano deve confortar, admoestar e, se necessário, com humildade e caridade, corrigir os irmãos. O visitador vai conhecer e examinar as condições e as iniciativas dos confrades, das Casas, da Província. Com um olhar “de fora”, o visitador pode ter uma visão geral das situações em que os confrades vivem e atuam e deve ajudá-los a discernir o melhor caminho para o presente e o futuro.

Tendo visitado todos os confrades, examinado a situação pessoal, comunitária e econômica da fraternidade e as atividades desenvolvidas pelos irmãos, o visitador faz um relatório a ser enviado para o Ministro Geral e para o Capítulo da Província. Este relatório deve apresentar a realidade levando em conta o essencial da vida franciscana, especialmente vida de oração, vida fraterna, minoridade, formação, trabalho, evangelização, situação econômica e perspectivas.

Quem é o Visitador?

É chamado de “Visitador Geral” por ser um delegado do Ministro Geral da Ordem Franciscana, e por fazer a visita em nome da própria Ordem. Ele é eleito pelo Definitório Geral para visitar todos os confrades de uma Província.

A família franciscana na Diocese de Pesqueira

Em nossa Diocese a família Franciscana é composta pelos Frandes Menores, OFS e a JUFRA. Estão presentes na Paróquia N. Sra. da Imaculada Conceição na cidade de Pesqueira. Frei Francisco de Assis Bezerra e Frei Francisco Fernando da Silva são os frades que compõem a comunidade.