Concluída a Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2

Desde a última terça-feria (18) até hoje (21), cerca de 160 pessoas entre arcebispos, bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas estiveram reunidos em Lagoa Seca-PB na 51ª Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste 2. As 21 (Arqui) dioceses representadas pelos seus pastores e seus agentes de pastoral se fizeram presentes ao encontro para refletir sobre a Família, tema central de todas as atividades. Com a assessoria de Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari (BA) e referencial da Comissão Pastoral para  Vida e a Família da CNBB, os participantes puderam refletir sobre a realidade familiar nas dioceses dos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte que formam o Regional.

A Exortação Apostólica Amoris Laetitia, do papa Francisco, ocupou parte dos estudos do segundo dia. Diversos grupos de estudo orientados por sacerdotes foram formados para aprofundar o tema a partir da situação das famílias em cada realidade diocesana. Ao final da Assembleia foi tomada como meta prioritária a implantação e/ou fortalecimento da Pastoral Familiar em todas as dioceses, com mais nove passos para efetivação desta meta.

Pela Diocese de Pesqueira participaram: Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano; Pe. Edson Rodrigues, coordenador da Região Pastoral Belo Jardim; Filipe Oliveira, pelo Secretariado Diocesano de Pastoral; e o casal Lourenço e Rosena Gomes, representantes da Pastoral Familiar Diocesana.