Cidade do Vaticano

Está em andamento em Brasília o Seminário Internacional sobre Migrações e Refúgio, com o tema: “Caminhos para a cultura do encontro”.

O evento é promovido pela Cáritas Brasileira, com a participação do presidente da Cáritas Internacional, cardeal Luis Antonio Tagle.

A proposta do Seminário, que se encerra na quinta-feira, é escutar os migrantes e refugiados, refletir sobre o fenômeno dos fluxos migratórios: refúgio, hospitalidade, integração, questões jurídicas e experiências em projetos de redes das organizações das Igrejas Cristãs e denominações religiosas, sociedade civil e governo que trabalham com a realidade migratória no Brasil, na perspectiva global e local.

O Congresso também se propõe a mobilizar as forças existentes na direção do que o papa Francisco sugere como ações necessárias na garantia dos direitos e da dignidade das pessoas em situação de migração e refúgio: acolher, proteger, promover e integrar.