A Santa Sé informou a decisão do papa Francisco em realizar um Consistório para a criação de novos cardeais. A reunião ocorrerá no Vaticano, dias 14 e 15 de fevereiro. Os nomes dos novos purpurados serão divulgados somente um mês antes do Consistório. O comunicado foi transmitido pelo diretor da Sala de Imprensa, padre Federico Lombardi, durante coletiva sobre o Grupo dos nove cardeais, que esteve reunido em Roma de 9 a 11 de dezembro, para tratar da reforma da Cúria.

Segundo o padre Federico Lombardi, o papa Francisco participou dos encontros do grupo dos nove cardeais, “escutando tudo com grande atenção”. Os dois primeiros dias do encontro foram dedicados ao relatório e reflexões sobre as observações feitas por ocasião da reunião dos chefes de Dicastério da Cúria, presidida pelo papa Francisco, em 24 de novembro, quando foram apresentadas novas propostas e orientações sobre a reforma da Cúria.

Entre os assuntos, foram tratados a reorganização de alguns Pontifícios Conselhos, como o dos Leigos, da Família, da Justiça, Paz e Caridade. Conforme padre Lombardi, trata-se de um processo de reforma, de aprofundamentos e não foram tomadas decisões.

Com informações do News.va

Compartilhe nas redes sociais