Há três anos Bento XVI renunciou ao pontificado

Compartilhe:

Em uma surpreendente e histórica decisão, o então Papa Bento XVI anunciou há três anos, no dia 11 de fevereiro de 2013, sua renúncia ao pontificado.

Naquela ocasião, disse que devido à idade avançada (completaria 86 anos) já não tinha forças para exercer adequadamente o ministério petrino. O então Santo Padre precisou que desde o dia 28 de fevereiro de 2013, a partir das 20h (hora local), a sé de Pedro ficava vacante.

O então Pontífice, que não havia contado para ninguém sua decisão (nem sequer à Cúria Romana), anunciou sua renúncia durante o Consistório público para as canonizações dos 800 mártires de Otranto, Madre Laura, a primeira Santa colombiana, e Madre Lupita do México. Antes de manifestar sua resolução, disse aos presentes que tomaria uma “decisão importantíssima para a vida da Igreja”.

O Cardeal Angelo Sodano, Decano do Colégio Cardinalício e durante anos Secretário de Estado Vaticano durante o pontificado de João Paulo II, disse depois do anúncio que “estamos incrédulos ante suas palavras… Em nome de todos os cardeais, estamos próximos a você neste momento como o estivemos nestes oito luminosos anos de seu pontificado”.

No dia 28 de fevereiro de 2013, às 20h (hora local), a sé de Pedro ficou vacante até que no dia 13 de março daquele ano foi eleito no Conclave o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, que assumiu o nome de Francisco.

Do mesmo modo, no próximo dia 28 de fevereiro se realizará a terceira “Jornada de oração por Bento com Bento”, realizada a cada ano do fim de seu Pontificado. Neste dia serão rezadas as mesmas orações que o Papa Bento XVI recitava diariamente em momentos específicos.

ACI DIGITAL

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR​