A Diocese de Pesqueira, atendendo a um pedido feito pelos seus catequistas, no tocante à formação, tem tomado como desafio essa meta. É fato que em grande maioria há uma sede imensa de formação. Por outro lado, a Diocese de dá conta de que esta formação é, em muitas paróquias e comunidades, tida ainda como fragmentada, se a devida estruturação para um processo formativo.

Frente a esta leitura, verificando a necessidade de um processo de formação que possibilite aos catequistas uma maior e melhor identificação como pessoa, como cristão e como evangelizador, a Comissão Diocesana de Catequese organizou um itinerário formativo para todos os catequistas das paróquias, a ser implantado e vivenciado a partir do próximo ano.  Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, enviou comunicado ao clero diocesano motivando a todos para que sejam os sacerdotes e diáconos os primeiros a dar o apoio necessário para que todo o processo venha a ter êxito nas paróquias e regiões pastorais.