Em carta endereçada a todos os diocesanos de Pesqueira, presbíteros, consagrados e consagradas, leigos e leigas, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, comunicou hoje, 19, festa de São José, padroeiro diocesano, a data em que será feito o anúncio oficial do 1º Sínodo Diocesano. O Sínodo será instalado no dia 23 de maio e se estenderá até agosto de 2018, quando a Diocese completará 100 anos de missão e evangelização.

Segundo o bispo, o evento tem por objetivo de favorecer uma visão sobre a realidade diocesana na qual estamos inseridos em vista de dar continuidade ao projeto de evangelização e missão, a partir de um Igreja “Toda ela sinodal,  discipular-missionária, Pobre e Servidora, a serviço do Reino de Deus”, crescendo na missionariedade, a serviço dos pobres.

Com a Missa dos Santos Óleos, em Pesqueira, no próximo dia 26, será feita a convocação oficial do Sínodo, que cumprirá um agenda desde a instalação em maio deste ano até a promulgação dos textos e decretos conclusivos em maio de 2018.

O Sínodo terá como tema: “Por uma Igreja Toda ela sinodal,  discipular-missionária, Pobre e Servidora, a serviço do Reino de Deus” e como lema: “Diga a esta geração, avance! (Ex. 14,15).

O que é um Sínodo?

Com base no Direito Canônico, nos cânones 460 a 468, um Sínodo é definido como “a Assembleia dos sacerdotes e de outros fieis escolhidos no seio da Igreja Particular, que prestem auxílio ao Bispo diocesano, para o bem de toda a comunidade diocesana. “

PasCom Diocesana

Compartilhe nas redes sociais