Dom Dino Marchió preside segundo dia do Congresso Eucarístico e recebe homenagem

Na noite de hoje (3), teve lugar na Praça Dom José Lopes, mais uma solene concelebração eucarística, reunindo centenas de fieis e os 400 congressistas que estão em Pesqueira desde ontem para o 4º Congresso Eucarístico que ora acontece na sede episcopal. A noite de hoje contou com a presença de Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru-PE, que presidiu a celebração.

Dom Dino, assim mais conhecido por todos, esteve à frente da Diocese de Pesqueira durante 12 anos, dos quais 2 como Bispo Coadjutor e 10 anos como bispo titular. Isto lhe deu a oportunidade de se sentir muito em casa na celebração de hoje. Dom Dino foi acolhido pelo Pe. Eduardo Valença, Vigário Geral que, em nome de Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, ausente em virtude de estar nas comemorações centenárias da Diocese de Nazaré, não pode estar presente.

Em sua homilia, Dom Dino, tomando como base a frase de Jesus “Dai-lhes vós mesmos de comer”, iniciou questionando se ao longo desses 100 anos a Diocese “deu de comer ao povo”, fazendo ver a todos que não se trata apenas de pão material, mas de diversas outras formas que venham a saciar a fome da sociedade.  Continuou fazendo memória, lembrando a presença e atuação da Diocese em momentos marcantes da história de Pesqueira e da região, seja em âmbito pastoral, seja social. Lembrou ações concretas de solidariedade e promoção social realizada pela Diocese e coordenadas por padres do clero diocesano. E concluiu: “No futuro, para celebrar os 200 anos dessa Diocese, precisamos deixar um sentimento de amor, caridade e serviço como um legado para a próxima geração.
Vamos em frente, vamos servir e ser essa Igreja em saída que oferece pão de amor, justiça e fraternidade para todos”.

Ao final da celebração, o Pe. Edson Rodrigues manifestou a Dom Dino a alegria de contar com sua presença na celebração e na vida da Diocese ao longo de 12 anos, prestando-lhe uma homenagem pelos 50 anos de sacerdócio. Ao som do tradicional parabéns, Dom Dino foi abraçado pelos padres que ele ordenou durante seu tempo de Pastor à frente da Diocese de Pesqueira, recebendo deles um singelo presente, num gesto de extremo carinho e gratidão.