A Diocese de Pesqueira viverá, nos próximos dias, dois importantes momentos de sua caminhada em preparação ao centenário em 2018. A primeira – o 1º SÍNODO DIOCESANO DE PESQUEIRA tem início neste sábado, 23, véspera de Pentecostes, onde todo o clero diocesano com o bispo, religiosas, seminaristas e mais três representantes das 25 paróquias e três áreas pastorais se encontrarão, às 16 horas, no Centro Pastoral Dom Helder Câmara, em Pesqueira, para a Aula Magistral, a ser proferida pelo Diácono Alder Julio Ferreira Calado, da Arquidiocese da Paraíba.

No encontro sinodal, além da fundamentação eclesiológica baseada no Concílio Vaticano II, também será apresentado o Regimento do Sínodo e os passos a serem dados daqui pra frente pelos delegados.

À noite, no mesmo dia, na Catedral Diocesana Santa Águeda, todos os delegados sinodais farão diante do Bispo Diocesano a sua Profissão de fé e o seu Juramento. Com estes três atos, a Diocese inicia sua caminhada sinodal rumo à primeira sessão do Sínodo no dia 7 de novembro deste ano. O Sínodo terá a duração de três anos, com sessões previamente marcadas que acontecerão aos sábados durante todo o dia em Pesqueira.

Ao final do Sínodo, momento de comunhão de toda a Igreja, a Diocese de Pesqueira terá avaliado toda a sua caminhada pastoral nos mais diversos campos de evangelização e definirá as suas diretrizes e metas para os próximos anos.

peregrinação

Dentro dos preparativos do centenário, a Diocese fará de 17 a 22 de agosto próximo, uma romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida-SP com cerca de 600 romeiros e o clero diocesano. Os romeiros irão à basílica viver uma programação que inclui a consagração da diocese aos pés da padroeira do Brasil.

Na volta, virá uma réplica da imagem que percorrerá toda a diocese até o dia 20 de setembro, visitando todas as paróquias dos 13 município que compõem o território diocesano. A visita da imagem na diocese será antecedida pela Novena da Padroeira em família a acontecer simultaneamente em todas as paróquias e comunidades no período de 2 (aniversário da Diocese) a 15 de agosto.

A peregrinação da imagem  será encerrada no dia 20 de setembro, em Pesqueira, com missa presidida por Dom Darci Nicioli, bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida-SP.

PasCom Diocesana