Diocese de Pesqueira conclui primeira turma do Curso de Formação Política

Na próxima quinta-feira, 17, a partir das 19h na Sede da Cáritas Diocesana de Pesqueira, haverá a colação de grau da primeira turma com 19 alunos do Curso de Extensão em Formação Política e Participação Social, realizado pela Diocese de Pesqueira em parceria com a Cáritas Diocesana de Pesqueira e com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A solenidade contará com a entrega dos certificados reconhecidos pela Unicap.

O curso teve início em abril deste ano e foi dividido em seis módulos:

1º Módulo: Conjuntura local; Espaços de organização e discussão das politicas públicas; Participação social;

2º Módulo: Política ética e democracia; Política e participação na vida social; Política: vida social e caminho pessoal;

3º Módulo: Participação cidadã: papel no legislativo, executivo e judiciário; Plano Plurianual, LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias); LOA (Lei Orçamentária Anual);

4º Módulo: Gestão de políticas públicas: O papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na transformação dos municípios e competências; Gestão pública estratégica;

5º Módulo: Controle social das políticas públicas e conselhos municipais, sociedade civil; ferramentas de controle social;

6º Módulo: Cidadania: reflexo da participação política; lideranças; expressão pública; perfil político cidadão. Cada módulo foi facilitado por instrutores diferentes.

Sobre o curso

O curso de formação cidadão nasce a fim de contribuir para a formação de lideranças populares engajadas do diversos espaços de participação social. Do desejo de reunir os diversos olhares da realidade atual, buscando coletivamente caminhos para construção de uma sociedade onde cada homem e mulher possam viver com dignidade. Tendo como objetivo principal, contribuir através de um processo formativo para o fortalecimento de iniciativas de articulação e participação popular na efetivação de políticas públicas e transformação social.

Rosanny Barreto – Núcleo de Comunicação da Cáritas Diocesana de Pesqueira