Neste domingo, 2 de agosto, a Diocese de Pesqueira completa 97 anos de missão. Criada pelo Papa Bento XV, em 2 de agosto de 1918, a Diocese hoje abrange 13 municípios, 25 paróquias e 3 área pastorais. Ao longo de sua história, teve à sua frente 8 bispos, sendo o atual Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR.

Em vista do seu centenário em 2018, a Diocese entrou em ritmo de celebração e de missão, com momentos especiais em sua história. O Sínodo Diocesano, primeiro de sua caminhada, ora acontece nas paróquias e comunidades com o estudo do texto-mártir em sua dimensão de uma Igreja em estado permanente de missão. Aberto em Aula Magna em 23 de maio passado, por ocasião da Festa de Pentecostes, o Sínodo terá sua primeira sessão no dia 7 de novembro.

Romaria e Peregrinação

Um outro momento celebrativo será a Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. De 17 a 22 de agosto, cerca de 600 romeiros estarão na terra da padroeira do Brasil para consagrar a nossa Diocese à Virgem mãe morena. Destaque da programação será o dia 21 de agosto, às 9h, quando se dará o lançamento oficial do projeto “Rumo aos 100 anos” no Santuário Nacional. Nesta mesma missa, presidida por Dom José Luiz e concelebrada pelo clero diocesano, será entregue ao bispo a imagem de Nossa Senhora Aparecida que irá peregrinar pelas paróquias e comunidades. A missa será transmitida ao vivo pela TV Aparecida e pela Rede Vida.

A imagem será trazida para a Diocese para percorrer todas as paróquias entre 22/08 a 20/09. Neste período, a Diocese contará com a presença e apoio de padres missionários redentoristas que ajudarão as paróquias na catequese e evangelização. A peregrinação se encerra dia 20 de setembro, às 16h, na praça da Catedral, com a presença de todas as paróquias. Com a Santa Missa presidida por Dom Darci José Niciole, bispo auxiliar de Aparecida-SP, serão também comemorados os 97 anos de criação da Diocese de Pesqueira.

PasCom Diocesana