Conselho Diocesano de Pastoral tem encontro de avaliação e planejamento

O Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) teve seu encontro no último sábado (23), em Pesqueira, para avaliação e encaminhamento das atividades na Diocese. Atendendo ao convite de Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, bispo diocesano, diversos representantes e articuladores de pastorais, movimentos e serviços se fizeram presentes. O bispo, abrindo a manhã de trabalho, fez recordar a todos o documento 107 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade, indicando a leitura e motivando para enviar contribuições à CNBB para elaboração do mesmo. A experiência dos Círculos Bíblicos foi avaliada e foi constatado que para o fortalecimento da mesma deve haver uma articulação junto com o COMIDI para mapeamento dos grupos que existem, a fim de reuni-los por região. Foi sugerido que haja um momento  oportuno para isto no encontro diocesano missionário do dia 28 de setembro.

A pauta

Avaliação da caminhada: Foi apresentado o subsídio enviado às paróquias com questões referentes à avaliação da caminhada pastoral, em vista da assembleia diocesana em novembro. As questões devem ser respondidas pelos conselhos paroquiais e enviadas à região pastoral correspondente. As respostas serão partilhadas em outubro, em reuniões dos conselhos das regiões: Região Brejo (dia 21); região Arcoverde (dia 22); região Pesqueira (dia 25). A região Belo Jardim ainda não definiu data. A partir das conclusões dos conselhos das regiões será elaborada a assembleia diocesana que acontecerá nos dias 14 e 15 de novembro. Para a mesma são convocados: todo o clero, 1 religiosa por comunidade, conselhos das regiões pastorais, participantes da escola diaconal, seminaristas da diocese, representantes das comissões diocesanas, coordenação diocesana de pastoral. Nela se fará a avaliação e também a preparação para os 100 anos da diocese, inclusive Sínodo diocesano, com a colaboração do diácono Alder Júlio Ferreira Calado.

Visitas Pastorais Missionárias de Dom José Luiz – Em Sertânia, dom José destacou os encontros com agricultores, educadores, casais de segunda união, lideranças da cidade e com padres e religiosas da cidade. A próxima será em Venturosa, de 06 a 14 de setembro. Em 2015, haverá em Cruzeiro do Nordeste, possivelmente no mês de julho.

DNJ 2014 –  A Comissão diocesana para a Juventude apresentou a programação do Dia Nacional da Juventude, a ser vivenciada de 13 a 15 de novembro, em Arcoverde: visita da Cruz Peregrina pela região Arcoverde,  porta a porta na cidade, terço luminoso, sarau, via sacra e show. A elaboração foi construída de forma coletiva e, consequentemente, a execução está sendo assumida por todos os grupos.

Juventude Missionária – Participou da reunião do CDP o jovem Jadson, da animação da Juventude Missionária do Regional NE2 da CNBB. Ele apresentou a caminhada da JM, como fruto da Infância Missionária. Jadson foi convidado pelo Setor diocesano da Juventude a apresentar as propostas da JM para os jovens, inserindo-se também na preparação para o DNJ. Dom José convidou-o para apresentar a Juventude Missionária na próxima reunião do clero, dia 28 de setembro.

– Haverá reunião da coordenação diocesana ampliada no próximo dia 27.
Grito dos Excluídos – “Ocupar as ruas e praças por liberdade e direitos” – como realizar em nossos municípios? Informações e contatos com a Cáritas diocesana.
– Dia 28 de setembro, encontro diocesano de missionários
– Nossa diocese enviou o Rivaldo (Escola diaconal, secretário da região Brejo) para o Encontro Nacional sobre Migração e Trabalho, no Paraná.
– Campanha de ​assinaturas pela reforma política: multiplicar o formulário, motivar a participação como sinal de compromisso com a cidadania: nos encontros, reuniões… inclusive como gesto concreto do DNJ. Fonte:  http://www.reformapoliticademocratica.org.br/conheca-o-projeto
– Em agosto de 2015, a Diocese receberá a imagem de N. Sra. Aparecida
– Em 2015, Dom José irá reunir os Conselhos paroquiais para formação.

PasCom Diocesana com informações do Secretariado Diocesano de Pastoral