Nesta terça-feira (19), Dom José Luiz Ferreira Salles,CSsR, bispo diocesano, junto à Secretária Executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira, ao Diretor-Presidente do CONDOMAR Prefeito da Pedra,  Osório Filho,  com os demais 12 prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal Dom Mariano (Condomar), além do Secretário Executivo, Edésio Medeiros, participaram de uma audiência com o governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, no Palácio do Campos das Princesas, em Recife.

A pauta da audiência norteou os seguintes temas: segurança pública, o aumento nos índices de violência; o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e a implementação de projetos, capacitações e o fortalecimento do FEM Mulher; e na área da agricultura familiar a universalização das cisternas, a construção de barragens de grande e médio porte; a agilidade na execução da Adutora do Agreste, dentre outros. O governador Paulo Câmara recebeu todas as demandas e as encaminhou para as respectivas secretarias estaduais. Também presente no encontro o chefe de gabinete do governo, João Campos, está atribuído do andamento e eficácia das solicitações propostas.

Saiba mais sobre o CONDOMAR

Em 2007 foi aprovado em 11 municípios o Protocolo de Intenção do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Econômico e Social da Região do Agreste Pernambucano (CRAP), em 2008 uma assembleia constituiu o Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Condomar), tendo como articulador o bispo diocesano de Pesqueira na época, Dom Francisco Biasin.

O Consórcio tem como objetivo ações na linha de segurança alimentar e nutricional, acesso à água para consumo humano, produção, e meio ambiente. Uma ação de retomada pela a Diocese de Pesqueira, através da Cáritas Diocesana de Pesqueira, para ofertar melhorias na qualidade dos serviços públicos prestados pelos municípios, o que totaliza cerca de 500 mil pessoas. Integram o Condomar os municípios de Arcoverde, Alagoinha, Belo Jardim, Jataúba, Poção, Pesqueira, Sanharó, Sertânia, Tupanatinga, Venturosa, Brejo da Madre de Deus, Buíque e Pedra.

Inerte por alguns anos, apenas em 2017 com o atual bispo diocesano de Pesqueira, Dom José Luiz Ferreira Salles, em conjunto com a Cáritas Diocesana de Pesqueira os (as) prefeitos (as) da região se motivaram a retomar o consórcio, a fim de discutir melhorias na qualidade dos serviços públicos prestados para os 13 municípios que integram o território diocesano.