Carta-convite para a celebração dos 96 anos da Diocese

LOGO  96

Pesqueira, 25 de julho de 2014

Unidos, como Igreja, celebrar com gratidão, partilhar os dons e semear o Reino.

Irmãos e irmãs,
Com as festividades e encaminhamentos pastorais da celebração dos 96 anos de nossa Diocese, nos preparamos para elevar a Ação de Graças, em 2018, pelo seu centenário, apresentando ao Senhor os frutos de uma caminhada de fé que se expressa na escuta e anúncio da Palavra e na partilha rezada e vivida em comunidade.
Iniciando, pois, os preparativos para o centenário, nos propomos a enfrentar o grande desafio de garantir a manutenção do culto e da ação pastoral da Diocese através da experiência do Dízimo: “Fazei a experiência – diz o Senhor dos exércitos – e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário.” (cf. Malaquias 3, 10).

Portanto, nos coloquemos em atitude de conversão do coração e da mente de tal forma que possamos compreender que o Senhor é a nossa riqueza e que a Ele pertence tudo o que somos e tudo que temos. Para ajudar neste processo de conversão, estamos realizando a Jornada Diocesana do Dízimo: um momento de oração, catequese e formação para os sacerdotes, religiosos, religiosas, leigas e leigas, a fim de despertar em nós a consciência e a vivência da partilha, inclusive através da organização e dinamização da Pastoral do Dízimo. Neste sentido, durante este mês de julho – e também depois – nosso povo se reúne nas ruas, núcleos e comunidades para a Novena do Dízimo. A partir da próxima segunda-feira, dia 28, vamos nos encontrar com as lideranças pastorais e equipes paroquiais para reflexão e aprofundamento sobre o tema, assessorados pelo senhor Aristides Luís (Editora Partilha). Eis a agenda destes encontros:

Dia 28/07 > 19h – Buique e Tupanatinga (em Buíque)
Dia 29/07 > 14h30 – Sertânia
> 19h –Arcoverde, Cruzeiro do Nordeste, Pedra, Serra das Varas (em Arcoverde)
Dia 30/07 > 19h – Brejo, São Domingos, Fazenda Nova, Jataúba (em Brejo)
Dia 31/07 > 19h – Belo Jardim, Serra dos Ventos, Sanharó (em Belo Jardim)
Dia 01/08 > 19h – Pesqueira, Cimbres, Alagoinha, Poção (em Pesqueira)
Dia 02/08 > 9h – Venturosa

No dia 31 de julho, quinta-feira, realizaremos um encontro específico com formação e orientações sobre o tema: no Seminário São José, a partir das 9h. Convoco para este encontro todos os padres, religiosos (as) e secretários(as) paroquiais.
A Missa Solene em Ação de Graças pelos 96 anos de nossa Diocese – dia 02 de agosto (sábado), às 19h, na Catedral de Santa Águeda – será presidida por Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal. Convido a todos, especialmente aos padres, religiosos(as) e povo de Pesqueira, para celebrarmos juntos.
Durante o domingo, dia 03, estaremos reunidos na Quadra do Colégio Santa Dorotéia, em Pesqueira, a partir das 9h, para o Encontro Diocesano do Dízimo. Esperamos as lideranças dos movimentos e pastorais, as equipes paroquiais, os dizimistas e todo o Povo de Deus para esta celebração festiva, no aniversário de criação da Diocese, pelo Dia do Padre e lançamento oficial do Projeto do Dízimo. Convido aos padres para o almoço, no Seminário São José, após a missa. Em seguida, com o Pe. Edson Rodrigues, cantaremos a nossa vida de fé, gratidão, lutas e esperanças partilhadas no dia a dia de nossa história, sob as bênçãos do Senhor.
Participe! Façamos juntos, como Igreja, a experiência da confiança e da generosidade para amar e servir, oferecendo a parte que nos cabe nesta história centenária para a construção de uma Igreja toda ela sinodal, discipular-missionária de Jesus, pobre e servidora, a serviço do Reino de Deus e sua justiça.

Dom José Luiz Ferreira Salles, C.Ss.R.
Bispo Diocesano