Na última sexta-feira (18), a Cáritas Diocesana de Pesqueira realizou a sua 3ª Assembleia Geral Ordinária, no Centro pastoral Dom Hélder, em Pesqueira. Estiveram presentes a equipe da Cáritas Diocesana, a Diretoria Executiva e o seu Conselho Fiscal, as 6 Cáritas Paroquiais, uma Cáritas Interparoquial, uma Cáritas Paroquial em processo de formação, Grupos de Mulheres acompanhados e alguns representantes dos municípios da Diocese.

Um painel “Agentes Cáritas na transformação social”, conduzido pelo padre Luiz Benevaldo foi formado. Para compor este painel, foram convidados os agentes de algumas Cáritas Paroquiais, Sr. Manoel Sátiro, de Venturosa/PE, Irmã Aparecida Mácoris, de Tupanatinga/PE, Lucicleide, de Buíque/PE. O padre  fez os seus agradecimentos por fazer parte da caminhada da Cáritas durante todos esses anos, e expressou a sua alegria em ter uma Cáritas Paroquial em sua Paróquia São Félix de Cantalice, na cidade de Buíque/PE.

Uma missa presidida pelo padre Fábio Pereira, assistente eclesiástico da Cáritas Diocesana, encerrou a parte da manhã da assembleia. Em sua homilia, Padre Fábio ressaltou a importância de vivenciar o Evangelho de Jesus Cristo enquanto missionários e agentes Cáritas, através da humildade, solidariedade e amor ao próximo. Findando a Celebração, cada Cáritas Paroquial construiu a sua linha do tempo a partir de fotos e registros. Os grupos de mulheres e a Cáritas Diocesana também participaram dessa construção.

À tarde, um grupo seguiu para a Comunidade Quilombola Negro do Osso, em Pesqueira, para conhecer a realidade de diversas famílias que moram naquele local marginalizado e ouvir a realidade relatada pelas próprias pessoas. Um outro grupo participou da Assembleia Geral Ordinária, reservada apenas a três associados de cada Cáritas Paroquial e Inter paroquial e  à Diretoria Executiva. Este encontro privado teve em sua pauta: avaliação do relatório das ações desenvolvidas pela diretoria executiva (2013-2016), apresentação e aprovação dos novos associados (as novas Cáritas Paroquiais); eleição e posse da diretoria executiva para 2017 a 2019; apreciação e deliberação sobre outros assuntos gerais de interesse da Cáritas Diocesana de Pesqueira; e informes gerais.

SONY DSC

Como resultado das eleições, por unanimidade, os associados reelegeram a mesma Diretoria Executiva e Conselho Fiscal permanece no exercício, com a inclusão apenas de um conselheiro fiscal suplente, Paulo Ferreira, agente da Cáritas Paroquial Cônego Emanoel Vasconcelos, da Pedra.

PasCom Diocesana com informes da Assessoria de Comunicação Cáritas