A Paróquia São Pedro e São Paulo Apóstolos, em Belo Jardim, festejará este mês os seus padroeiros, realizada há 50 anos. A festa, este ano, a exemplo das demais paróquias da Diocese, realiza-se no contexto do Sínodo Diocesano, em clima de aprofundamento e vivência das realidades de uma Igreja que caminha procurando a mesma meta.

Sob o lema “Com os santos Pedro e Paulo avancemos no discipulado para o anúncio do Evangelho”, a Paróquia viverá, de 25 a 28 próximos, as festividades. Além do Sínodo, outros momentos eclesiais farão parte da temática da festa: o Ano da Vida Consagrada, o Ano da Paz, a retomada do tema do serviço gratuito com a Campanha da Fraternidade – Eu vim para servir -, e o Ano Jubilar da Misericórdia, a partir das palavras do Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Matriz de São Pedro e São Paulo Apóstolos em Belo Jardim

Confira a mensagem dos Padres e do Conselho Paroquial

Irmãos e Irmãs!

Paz a todos vós de longe ou de perto. Nossas saudações a todos, particularmente aos que vivem em Belo Jardim e aos Paroquianos dos Santos Pedro e Paulo.

Entre os dias 25 e 28 do corrente mês estaremos celebrando a Solenidade dos nossos Padroeiros. É, oficialmente, a 51ª Festa nessa nossa Paróquia quando na Igreja celebra-se o “Ano da Vida Consagrada”; no Brasil, por determinação da CNBB, “Ano da Paz” e a Campanha da Fraternidade que tem a temática “Igreja e Sociedade” – “Eu vim para Servir”. Além disso, nos alegramos com a Convocação do Papa Francisco, através da Bula MisericordiaeVultus para o Ano Jubilar da Misericórdia e, por parte do nosso Bispo Dom José Luiz, a convocação e abertura do Primeiro Sínodo Diocesano com o tema “Diga a esta geração: Avance” (Ex 14,15).

Tomemos como tema para a nossa Festa “Com os Santos Pedro e Paulo avancemos no discipulado para o anúncio do Evangelho”.
Os convidamos para participarem ativamente de toda a programação numa atitude de confraternização e ao mesmo tempo, atentos aos apelos que ressoam ainda hoje através das palavras dos dois destemidos Apóstolos que compreenderam de forma exemplar quem é Jesus – o Cristo de Deus.

Avancemos! O caminho é longo, há pedras que precisam ser removidas, talhadas ou contornadas; mas, olhemos para o passado com gratidão, o presente como dom e o futuro com esperança! Com São Pedro digamos: “Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e valiosa aos olhos de Deus” (IPe 2,4). Do mesmo modo, com São Paulo: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho” (I Cor 9,16).

Mas as festas exigem despesas. Por isso, sua colaboração é importante. Do mesmo modo, sua disponibilidade, seu serviço, bondade e gratuidade. Avancemos! Sejamos um povo que protagoniza uma “Igreja discípula missionária que em estado de missão”, visualiza as setas que indicam novos caminhos (Jr 31, 17.21) e por isso,“finca as estacas e desdobra a lona, estica as cordas e amplia o espaço (Is 54,2).

Cordialmente,
Conselho Paroquial de Pastoral