Anunciado o 1º Sínodo Diocesano de Pesqueira

A noite de ontem, 26, foi um marco histórico para a Diocese de Pesqueira. Depois de uma tarde de espiritualidade com o clero diocesano, refletindo sobre a identidade do sacerdote e os desafios em sua missão, no Seminário São José, Dom José Luiz Ferreira Salles,  CSsR, presidiu a celebração da Missa dos Santos Óleos, na Catedral Diocesana Santa Águeda. Com grande e significativo número de fieis representantes das paróquias e áreas pastorais, a celebração teve seu ponto alto com a leitura do decreto 02/2015, feita pelo Pe. Eliseu Francisco dos Santos, Chanceler do Bispado. Neste decreto, o bispo diocesano, anunciava a realização do 1º Sínodo Diocesano, com instalação marcada para o dia 23 de maio, na Vigília de Pentecostes. O Sínodo se estenderá até 2018 quando a Diocese completará 100 anos de criação. Em clima de grande alegria todos acolheram o anúncio, rezando juntos a oração do Sínodo. O bispo convocou toda a diocese com uma única palavra: “avançar”, como convite a todos para uma “igreja em saída”, sob o lema “Por uma Igreja toda ela sinodal, discípula-missionária de Jesus, pobre e servidora, a serviço do Reino de Deus.”

Ao final da missa todos foram convidados a rezarem, a partir de então, em suas comunidades, pastorais e grupos de evangelização a seguinte Oração pelo 1º Sínodo Diocesano:

Deus, nosso Pai, a ti confiamos o nosso Sínodo Diocesano.
Na força da tua presença, queremos caminhar juntos, e celebrarmos o nosso centenário como graça que nos leva a olhar para frente, avançar e enfrentar novos desafios,
na certeza de tua presença entre nós.

Converte-nos, ó Cristo Jesus, e faze-nos sacramentos do teu amor. Torna a nossa Diocese uma Igreja discípula-missionária,
casa e escola de comunhão, lugar de participação, casa dos pobres.
Que o estilo de nossa Igreja seja a partilha,
a justiça, a solidariedade, e o poder como serviço.

Mostra-nos, Senhor, neste tempo jubilar, aonde devemos ir,
o que devemos mudar e como devemos nos converter.
Que possamos sair ao encontro das pessoas para anunciar
a alegria do Evangelho. Sustentados pela força do teu Espírito, realizemos neste tempo a vontade do Pai: “que todos tenham vida”.

Maria, Mãe e senhora nossa, caminha conosco!
São José, homem justo na fé,
roga por nós e protege a nossa Igreja.
Amém.

Confira mais imagens no álbum de fotos.