Um dia para ficar na história da Diocese de Pesqueira. Assim pode ser definido o dia de ontem, 23 de maio de 2015 quando, no Centro Pastoral Dom Hélder Câmara, em Pesqueira, toda a Diocese, com seus legítimos representantes, reuniu-se com o seu bispo Dom  José Luiz Ferreira Salles, CSsR, para abrir um tempo memorável em sua história: o 1º Sínodo Diocesano.

Passava das 15h30 quando começaram a chegar os primeiros delegados sinodais para a Aula Magna, conforme prescreve os trâmites canônicos de um Sínodo, iniciada Às 16 horas. A Sessão foi aberta com a composição da mesa pelo bispo diocesano, os vigários gerais, Pe. Eduardo Valença e Pe. Fábio Pereira dos Santos, o coordenador de pastoral, Pe. Marconni Barbosa, e os padres coordenadores das quatro regiões pastorais da Diocese, Pe. Joselito Siqueira (RP Pesqueira), Pe. Luiz Benevaldo dos Santos (RP Arcoverde), Pe. Paulo César do Nascimento (RP Brejo da Madre de Deus) e Pe. Edson Rodrigues (RP Belo Jardim).

Seguiu-se a invocação ao Espírito Santo, com o canto do Veni Creator. Os Santos Evangelhos foram acolhidos no plenário trazido pelas mãos do Pe. Fabiano da Silva que proclamou solenemente a Palavra de Deus para os presentes.Fez-se um breve momento de silêncio para interiorização do texto ouvido. Todos concluíram este momento rezando a Oração pelo Sínodo Diocesano e o Pai Nosso.

Após as boas-vindas e as motivações necessárias, e apresentação das paróquias, pastorais e movimentos, Dom José Luiz acolheu a todos com alegria e declarou oficialmente aberto o Sínodo, assinando, juntamente com o Pe. Eliseu Francisco dos Santos, Chanceler da Cúria Diocesana,  o Decreto com o qual institui o Sínodo.

O diácono Álder Júlio Ferreira Calado, da Arquidiocese da Paraíba, ajudou aos delegados sinodais a fazer memória da história da Diocese, contextualizando o momento do Sínodo à luz do Concílio Vaticano II.

O Pe. Marconni Barbosa fez o os encaminhamentos finais, apontando os próximos passos a serem dados no desenrolar da temática sinodal até o ano 2018 em que será concluído o Sínodo.

Encerrada a Sessão solene com bênção do Pastor, todos se dirigiram ao Seminário São José para um jantar fraterno, seguindo depois para a Catedral Diocesana Santa Águeda, onde, às 19h, aconteceu a Solene Concelebração de Abertura do Sínodo, na Vigília de Pentecostes. Um dos destaques da missa foi o lançamento oficial da 1ª Carta Pastoral de Dom José Luiz Ferreira  Salles, CSsR, sob o título: “Diga a esta geração: Avance”.

Confira mais imagens na galeria de fotos.

PasCom Diocesana  – Foto: Seminarista Fábio Melo