Abertas as inscrições para o Congresso Diocesano de Mariologia

O Secretariado de Pastoral da Diocese de Pesqueira disponibilizou, a partir de hoje (6) o link para as inscrições dos participantes do Congresso Diocesano de Mariologia, que acontecerá em Pesqueira nos dias 1 e 2 de junho próximos.

Aberto à participação de sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e demais agentes de pastoral da Diocese de Pesqueira , o Congresso é uma iniciativa da Diocese, partindo da devoção à Nossa Senhora das Graças, na Aldeia Guarda, no distrito da Vila de Cimbres. O objetivo central é “promover um espaço de reflexão teológica acerca da pessoa da Virgem Maria. Além de revisitar as Escrituras, escritos e textos literários de cunho mariano e a história dos dogmas marianos, pergunta-se ademais sobre a relevância social de Maria, sobre a sua presença e significado no contexto brasileiro e latino-americano, bem como na esfera da piedade popular, de maneira particular neste solo semiárido nordestino desta Diocese centenária.”

Objetivo geral

Refletir e desenvolver uma síntese  de Mariologia para uma melhor vivência cristã.

Objetivos específicos

• Refletir sobre o caráter teológico de Maria na fé cristã e na religiosidade popular.

• Desenvolver uma abordagem mariológica que faça frente tanto ao sentimentalismo que produz exageros, quanto ao minimalismo que racionaliza o lugar de Maria na fé cristã.

• Oferecer uma síntese sobre Mariologia que compreenda seus aspectos bíblicos, dogmáticos, sociológicos, e considere a experiência religiosa da piedade popular.

Público-alvo

Clero, religiosas  e religiosos consagradas(0s), leigos e leigas agentes de pastoral da Diocese de Pesqueira.

Inscrições

Podem ser inscritos até três membros por paróquia. Investimento por pessoa: R$ 50,00 reais

Data e local

Dias 1 e 2 de junho, no Centro Pastoral São João Paulo II (Seminário São José), em Pesqueira.

Comissão Organizadora

• Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR – Bispo Diocesano