1º Sínodo Diocesano será promulgado no dia 19 de maio

Decorridos quase 3 anos de trabalhos chegou o momento da Promulgação do 1º Sínodo da Diocese de Pesqueira.
Na Celebração Eucarística que acontecerá neste sábado (19) de Maio, às 19 horas, na Catedral Diocesana de Santa Águeda, serão promulgados o texto conclusivo e os Decretos do Sínodo, com a presença de todos os padres, diáconos, religiosas e delegados sinodais diocesanos, não serão celebradas missas nas paróquias em toda a Diocese, sendo convivados todos a participarem desta celebração em nossa Catedral.
Nesta Celebração também será inaugurada a pintura sacra da Glorificação de Santa Águeda na cúpula da igreja Catedral.
A Celebração poderá ser acompanhada pela página do Faceboock da Catedral Diocesana.
Clique no Link: https://www.facebook.com/catedraldepesqueira/

Recordando:

A noite do dia 26 de maio de 2015 foi um marco histórico para a Diocese de Pesqueira. Depois de uma tarde de espiritualidade com o clero diocesano, refletindo sobre a identidade do sacerdote e os desafios em sua missão, no Seminário São José, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, presidiu a celebração da Missa dos Santos Óleos, na Catedral Diocesana Santa Águeda. Com grande e significativo número de fieis representantes das paróquias e áreas pastorais, a celebração teve seu ponto alto com a leitura do decreto 02/2015, feita pelo Pe. Eliseu Francisco dos Santos, Chanceler do Bispado. Neste decreto, o bispo diocesano, anunciava a realização do 1º Sínodo Diocesano, com instalação marcada para o dia 23 de maio, na Vigília de Pentecostes. O Sínodo se estenderá até 2018 quando a Diocese completará 100 anos de criação. Em clima de grande alegria todos acolheram o anúncio, rezando juntos a oração do Sínodo. O bispo convocou toda a diocese com uma única palavra: “avançar”, como convite a todos para uma “igreja em saída”, sob o lema “Por uma Igreja toda ela sinodal, discípula-missionária de Jesus, pobre e servidora, a serviço do Reino de Deus.”

Sessões e temas:

07/11/2015 – 1a Sessão: “Igreja em estado permanente de missão”
09/07/2016 – 2ª Sessão: “Igreja, casa de iniciação à Vida Cristã”
19/11/2016 – 3ª Sessão: “Igreja, lugar da animação bíblica da vida e da pastoral”
08/07/2017 – 4ª Sessão: “Igreja, comunidade de comunidades”
12/11/2017 – 5ª Sessão: “Igreja a serviço da vida plena para todos.”
19/05/2018 – Sessão Solene – Promulgação do Texto Conclusivo e dos Decretos do Sínodo, com a presença de todos os delegados sinodais e demais diocesanos.