Abertura

A noite do dia 26 de maio de 2015 foi um marco histórico para a Diocese de Pesqueira. Depois de uma tarde de espiritualidade com o clero diocesano, refletindo sobre a identidade do sacerdote e os desafios em sua missão, no Seminário São José, Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR, presidiu a celebração da Missa dos Santos Óleos, na Catedral Diocesana Santa Águeda. Com grande e significativo número de fieis representantes das paróquias e áreas pastorais, a celebração teve seu ponto alto com a leitura do decreto 02/2015, feita pelo Pe. Eliseu Francisco dos Santos, Chanceler do Bispado. Neste decreto, o bispo diocesano, anunciava a realização do 1º Sínodo Diocesano, com instalação marcada para o dia 23 de maio, na Vigília de Pentecostes. O Sínodo se estenderá até 2018 quando a Diocese completará 100 anos de criação. Em clima de grande alegria todos acolheram o anúncio, rezando juntos a oração do Sínodo. O bispo convocou toda a diocese com uma única palavra: “avançar”, como convite a todos para uma “igreja em saída”, sob o lema “Por uma Igreja toda ela sinodal, discípula-missionária de Jesus, pobre e servidora, a serviço do Reino de Deus.”

Oração do Sínodo

Deus, nosso Pai, a ti confiamos o nosso Sínodo Diocesano.  Na força da tua presença, queremos caminhar juntos, e celebrarmos o nosso centenário como graça que nos leva a olhar para frente, avançar e enfrentar novos desafios, na certeza de tua presença entre nós.
Converte-nos, ó Cristo Jesus, e faze-nos sacramentos do teu amor. Torna a nossa Diocese uma Igreja discípula-missionária, casa e escola de comunhão, lugar de participação, casa dos pobres. Que o estilo de nossa Igreja seja a partilha, a justiça, a solidariedade, e o poder como serviço.
Mostra-nos, Senhor, neste tempo jubilar, aonde devemos ir, o que devemos mudar e como devemos nos converter. Que possamos sair ao encontro das pessoas para anunciar a alegria do Evangelho. Sustentados pela força do teu Espírito, realizemos neste tempo a vontade do Pai: “que todos tenham vida”.
Maria, Mãe e senhora nossa, caminha conosco! São José, homem justo na fé, roga por nós e protege a nossa Igreja. Amém.

Sessões e temas:

07/11/2015 – 1a Sessão: “Igreja em estado permanente de missão”
09/07/2016 – 2ª Sessão: “Igreja, casa de iniciação à Vida Cristã”
19/11/2016 – 3ª Sessão: “Igreja, lugar da animação bíblica da vida e da pastoral”
08/07/2017 – 4ª Sessão: “Igreja, comunidade de comunidades”
12/11/2017 – 5ª Sessão: “Igreja a serviço da vida plena para todos.”
19/05/2018 – Sessão Solene – Promulgação do Texto Conclusivo e dos Decretos do Sínodo, com a presença de todos os delegados sinodais e demais diocesanos.